
"Transformando mãos que pedem em mãos que fazem"
Regiões Carentes
26/11/2009 11:09
Estamos inseridos no bairro de Jardim Brasley que está localizado geograficamente dentro do Distrito de Interlagos, a população a ser atendida reside em comunidades carentes em toda a zona Sul. Estas comunidades possuem uma população constituída na sua maioria de imigrantes da Bahia, Pernambuco e Minas Gerais, que vieram para São Paulo buscar melhores condições de sobrevivência sem qualificação profissional. O Perfil profissional destas pessoas enquadra-se em serviços de base: diaristas, auxiliares de faxina, camelôs, seguranças noturnos, pedreiros e empregadas domésticas, quando empregados. Os índices de escolaridade e moradia revelam a situação de exclusão de boa parte de sua população, uma vez que, dos domicílios existentes, 25% apresentam condições de precariedades de acesso aos serviços públicos.
A região da zona sul da cidade de São Paulo destaca-se por ser bastante populoso e contar com grande numero de jovens residentes nestas comunidades. A falta de opções de lazer no período contrário ao das aulas deixa esses jovens vulneráveis ao mundo das drogas que se torna uma opção fácil de engajamento social e de sobrevivência.
A região não possui alternativas sócias econômicas e culturais, o bairro só apresenta as escolas públicas que são utilizadas como praças de esportes, cultura e lazer apenas nos finais de semanas e mesmo assim não são utilizadas como tal pela totalidade da população. Como é sabido, infelizmente na rede oficial de ensino poucas são as unidades que inserem em seu cotidiano os temas transversais (cidadania, gênero, raça, educação ambiental e sexualidade).
O Projeto será realizado em diversas regiões da Zona Sul (Cidade Ademar, Niterói, Vargem Grande, VL. Missionária, Pedreira).
—————